Novas pesquisas questionam os benefícios do consumo moderado de álcool. Qual é a quantia certa para você?
Durante décadas, ouvimos sobre os benefícios para a saúde do consumo moderado de álcool . Beber muito álcool obviamente não é bom para você. Mas algumas análises mostram que pessoas que bebem um pouco de álcool parecem viver mais e serem mais saudáveis do que aquelas que não bebem.
A CORRELAÇÃO ENTRE ÁLCOOL E LONGEVIDADE
Há várias explicações possíveis para isso. A correlação entre o consumo moderado de álcool e a longevidade pode não ter nada a ver com o álcool.Pode ser que as pessoas que bebem moderadamente tendam a ter dietas e estilos de vida mais saudáveis do que aqueles que não bebem nada. A maior taxa de mortalidade entre os abstêmios poderia simplesmente refletir que as pessoas que estão com problemas de saúde (e, portanto, mais propensas a morrerem mais jovens) também são menos propensas a beber. Outra possibilidade é que
pequenas quantidades de álcool possam ter efeitos benéficos no corpo. Por exemplo, o álcool reduz a tendência do sangue de formar coágulos, o que pode reduzir o risco de derrame.
Como sociedade, parece que nos apegamos a essa idéia de que pequenas quantidades de álcool são realmente benéficas. Essa percepção é ajudada pela indústria do álcool , que financia pesquisas desenvolvidas para mostrar que beber é seguro e benéfico. O consumo moderado de álcool é frequentemente listado como uma característica dos padrões alimentares saudáveis, como a famosa Dieta Mediterrânea .
Mas acabamos de nos dizer o que queremos ouvir?
Uma nova meta-análise , comparando padrões de consumo e expectativa de vida de mais de meio milhão de pessoas de 19 países diferentes, descobriu que qualquer coisa acima de cinco doses por semana está ligada a uma expectativa de vida mais curta e um maior risco de doença cardiovascular.
Fonte: QuickAndDirtyTips.com