Tecnologia em Saúde

sienews

Saúde e Direito

Saúde do Idoso

Saúde da Mulher

Saúde da Criança

Psicologia

Pesquisa Científica

Oncologia

Odontologia

Nutrição

Medicina

Fisioterapia

Farmácia

Enfermagem

Biomedicina

publicidade

Novo estudo sobre inibidores de ECA

Novo estudo sobre inibidores de ECA

A quase totalidade dos protocolos de tratamento de patologias cardiovasculares recomenda o uso dos inibidores de ECA(iECA) , onde o captopril é o seu mais conhecido representante como terapêutica de primeira escolha , enquanto os bloqueadores de receptores de angiotensinas BRA(losartana , candesartana e outros ) são alternativas para pacientes que não toleram o tratamento de inicial .Um artigo recente do Journal Of The American College of Cardiology (JACC) aponta para uma inversão nesta terapêutica , podendo diminuir significativamente o uso dos inibidores de ECA (iECA).
A pesquisa utilizou uma análise de 119 ensaios clínicos randomizados de iECA e BRA entorno de 500 mil pacientes , e foi constatado que em pacientes hipertensos, não foram encontradas diferenças significativas na eficácia entre os bloqueadores de receptores de angiotensinas BRA , e os inibidores de ECA em relação as consequências da pressão arterial , mortalidade de causas geral , mortalidade por causas cardiovasculares , infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca , A.V.C e doenças nefrológicas terminais. O estudo mostra ainda os bloqueadores de receptores de angiotensinas BRA , são melhores tolerados que os inibidores de ECA tendo menos eventos adversos, e consequentemente melhor relação risco-benefícios , concluindo que em pouquíssimas situações a indicação de inibidores de ECA deve ser terapia de primeira linha no tratamento da hipertensão. Deve-se porém levar em conta a questão econômica , que varia em relação a cada país pois tal fator é preponderante para adesão do paciente ao tratamento e este estudo não abrange este tema.

Referências:
Angiotensin-Converting Enzyme Inhibitors in Hypertension. Franz H. Messerli, Sripal Bangalore, Chirag Bavishi, Stefano F. Rimoldi. Journal of the American College of Cardiology Apr 2018, 71 (13) 1474-1482; DOI: 10.1016/j.jacc.2018.01.058
IPEMED.

Leia Mais:

Siga o Saúde In Evidência no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

publicidade

publicidade

Mais Bombadas

🧬 Cientistas descobrem anticorpo contra HIV com alta eficácia em testes iniciais

Microbioma intestinal e comportamento: como os microrganismos podem influenciar nossa personalidade

🧬 BiomConecta 2025: Conexões que impulsionam o futuro da Biomedicina

Queremos ouvir você!

Sua experiência nos ajuda a melhorar. Conte o que podemos fazer para tornar seu atendimento ainda mais acolhedor.