Tecnologia em Saúde

sienews

Saúde e Direito

Saúde do Idoso

Saúde da Mulher

Saúde da Criança

Psicologia

Pesquisa Científica

Oncologia

Odontologia

Nutrição

Medicina

Fisioterapia

Farmácia

Enfermagem

Biomedicina

publicidade

Estudo procura calcular os limites do corpo humano

Estudo procura calcular os limites do corpo humano

O estudo, divulgado na revista Science Advances, observou o desempenho de atletas em corridas de longa distância, no Tour de France — competição anual de ciclismo na frança — e em outras competições. Calculando o ápice do esforço que os competidores conseguem manter a longo prazo, os pesquisadores da Duke University (EUA) talvez tenham descoberto os limites do corpo humano.

Os cientistas analisaram a taxa metabólica de repouso do corpo dos atletas antes e durante a corrida, bem como a quantia de calorias queimadas durante outras competições como triátlon e maratonas. Os resultados reveleram que o limite do corpo humano seria equivalente a 2,5 vezes essa taxa, que representaria a energia consumida pelo corpo em estado de relaxamento, ou a 4 mil calorias queimadas por dia.

A título de exemplo, maratonistas chegam a consumir calorias em média 15,6 vezes maior do que a taxa metabólica de repouso. Durante os 23 dias decorridos do Tour de France, os ciclistas queimaram o equivalente a 4,9 vezes esse valor, enquanto que em uma caminhada de 95 dias pela Antártida, essa queima foi de 3,5 vezes a taxa metabólica de repouso.

Em mulheres grávidas esse consumo de energia também é alterado, chegando a 2,2 vezes a taxa metabólica de repouso. Herman Pontzer, professor da Duke University e co-autor do estudo, disse em um comunicado que esse limite pode estar intrinsecamente correlacionado com o sistema digestivo e na quantidade de calorias que o intestino é capaz de absorver diariamente.

Fonte: Galileu

Leia Mais:

Siga o Saúde In Evidência no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

publicidade

publicidade

Mais Bombadas

🧬 Cientistas descobrem anticorpo contra HIV com alta eficácia em testes iniciais

Microbioma intestinal e comportamento: como os microrganismos podem influenciar nossa personalidade

🧬 BiomConecta 2025: Conexões que impulsionam o futuro da Biomedicina

Queremos ouvir você!

Sua experiência nos ajuda a melhorar. Conte o que podemos fazer para tornar seu atendimento ainda mais acolhedor.