Tecnologia em Saúde

sienews

Saúde e Direito

Saúde do Idoso

Saúde da Mulher

Saúde da Criança

Psicologia

Pesquisa Científica

Oncologia

Odontologia

Nutrição

Medicina

Fisioterapia

Farmácia

Enfermagem

Biomedicina

publicidade

Covid-19: Industrias Farmacêuticas terão que assumir responsabilidade pela segurança da vacina

Covid-19: Industrias Farmacêuticas terão que assumir responsabilidade pela segurança da vacina

Algumas indústrias farmacêuticas estão dispostas a emitir um compromisso público para atestar a segurança e eficácia de suas respectivas vacinas contra o novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa surgiu em meio à polêmica de que algumas companhias estão buscando isenção de responsabilidade, caso seus potenciais antígenos em desenvolvimento contra o vírus apresentem algum resultado inesperado e indesejado.

Segundo o portal Valor Econômico, a iniciativa está sendo firmada por indústrias como Pfizer, Johnson & Johnson e Moderna, que deverão se comprometer com a adesão de “altos padrões científicos e éticos” na condução de estudos clínicos e nos processos de desenvolvimento e fabricação dos seus potenciais antígenos.

Nesse sentido, fontes revelaram ao jornal que as companhias devem emitir uma declaração pública com a promessa em conjunto ainda na primeira quinzena de setembro de 2020. Esse informativo deverá se juntar a um número crescente de garantias públicas, que têm sido dadas por executivos de indústrias.

“Acreditamos que essa promessa ajudará a garantir a confiança do público nas vacinas para a Covid-19 que estão para ser aprovadas, com a adesão ao rigoroso processo científico e regulatório pelo qual são avaliadas”, irá dizer um trecho do comunicado, segundo o veículo.

Polêmica

A repercussão em torno do assunto surgiu após o Financial Times (FT) apurar que laboratórios produtores de vacinas contra a Covid-19 pressionam a União Europeia por uma isenção de responsabilidade civil para seus membros, caso as vacinas contra o novo coronavírus, que estão sendo desenvolvidas em tempo recorde, deem errado.

Esse lobby das indústrias farmacêuticas vem na esteira de outra pressão global: para que as vacinas estejam disponíveis logo. De governos à população mundial, passando pelo interesse econômico dos próprios laboratórios, há uma corrida pela conclusão rápida de um imunizante contra a Covid-19.

Fonte: ICTQ

Leia Mais:

Siga o Saúde In Evidência no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

publicidade

publicidade

Mais Bombadas

🧬 Cientistas descobrem anticorpo contra HIV com alta eficácia em testes iniciais

Microbioma intestinal e comportamento: como os microrganismos podem influenciar nossa personalidade

🧬 BiomConecta 2025: Conexões que impulsionam o futuro da Biomedicina

Queremos ouvir você!

Sua experiência nos ajuda a melhorar. Conte o que podemos fazer para tornar seu atendimento ainda mais acolhedor.