Tecnologia em Saúde

sienews

Saúde e Direito

Saúde do Idoso

Saúde da Mulher

Saúde da Criança

Psicologia

Pesquisa Científica

Oncologia

Odontologia

Nutrição

Medicina

Fisioterapia

Farmácia

Enfermagem

Biomedicina

publicidade

Aplicação das terapias integrativas no cuidado do câncer

Aplicação das terapias integrativas no cuidado do câncer

No Brasil, são estimados, em 2018, cerca de 60 e 68 mil novos casos de câncer de mama e de próstata, respectivamente. Esses são os tipos de câncer mais comuns em homens e mulheres, depois do câncer de pele não-melanoma. Esses indivíduos normalmente cursam com uma desestruturação nas suas dimensões física, emocional, mental e social, não abordadas de forma integral no tratamento convencional. As terapias usadas na prática da Medicina e Saúde Integrativa são denominadas Terapias Integrativas, e incluem terapias complementares com evidências comprovadas da sua segurança e eficácia, complementando as terapias convencionais e tratando o ser humano como um todo, nas suas esferas biopsicossociais e espiritual. Nesse contexto, foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Saúde Integrativa em Oncologia (ISIONCO) o Protocolo de Bem-Estar Integrativo no Cuidado do Câncer, o qual inclui terapias e práticas integrativas associadas às 4 dimensões humanas: (1) Física (Massoterapia, Reflexoterapia, Ioga adaptada, Oficina do Movimento), (2) Corpo-Mente (Medicina Tradicional Chinesa – MTC, Meditação, Técnicas de Respiração e Relaxamento, Reiki, Aromaterapia, Terapia de Florais), (3) Social (Psicologia, Grupos de Apoio, Musicoterapia, Dança) e (4) Espiritual (Centros ecumênicos, vídeos e leituras), além de informações e orientações qualificadas voltadas para o bem-estar e estilo de vida saudável. O presente estudo objetiva avaliar os efeitos do Protocolo de Bem-Estar Integrativo no Cuidado do Câncer sobre a qualidade de vida, bem-estar, fatores biopsicossociais e satisfação de mulheres com câncer de mama e de homens com câncer de próstata.

Esse projeto de pesquisa, em Goiás, encontra-se em adamento no Centro de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (CREMIC). Sendo denominado, carinhosamente, de “Projeto Acolher”.

A Exposição Fotográfica Flores de Outubro integra o Projeto Acolher. Essa exposião foi uma atividade desenvolvida pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em parceria com o CREMIC, o ISIONCO e a Associação das Portadoras de Câncer de Mama (APCAM).

A exposição fotográfica busca divulgar a importância da prevenção e diagnóstico precoce, resgatar a autoestima das participantes, conscientizar a população sobre a doença, desestigmatizar ao expor a beleza das participantes, bem como compartilhar histórias de vida.

Leia Mais:

Siga o Saúde In Evidência no Google News

Receba nosso conteúdo em primeira mão

publicidade

publicidade

Mais Bombadas

Avanço no tratamento do câncer de sangue revoluciona a biomedicina

Exposição à fumaça de diesel prejudica o crescimento e a regeneração óssea, aponta estudo

MIT identifica novos alvos para vacina contra tuberculose

Queremos ouvir você!

Sua experiência nos ajuda a melhorar. Conte o que podemos fazer para tornar seu atendimento ainda mais acolhedor.