Conhecendo os Tipos de Câncer de Mama: Informação é Poder

0
59

O mês de Outubro é popularmente conhecido como “Outubro Rosa”, uma época dedicada à conscientização sobre o câncer de mama. Através da informação, podemos fortalecer nossa luta contra essa doença que afeta milhares de mulheres e homens em todo o mundo. Mas você sabia que existe mais de um tipo de câncer de mama? Vamos entender mais sobre isso.

  1. Câncer Ductal In Situ (CDIS):
    O CDIS é um câncer não invasivo, o que significa que ainda não se espalhou. Ele começa nos ductos mamários e, se não tratado, pode se tornar invasivo. Por ser inicial, muitas vezes é curável.
  1. Câncer Ductal Invasivo:
    Este é o tipo mais comum de câncer de mama. Começa nos ductos mamários, mas invadiu o tecido mamário circundante. Pode se espalhar para outras partes do corpo através do sistema linfático e da corrente sanguínea.
  1. Câncer Lobular In Situ (CLIS):
    É mais um indicador de risco do que um câncer propriamente dito. Começa nas glândulas produtoras de leite, mas não costuma se tornar invasivo. No entanto, mulheres com CLIS têm maior risco de desenvolver um câncer invasivo no futuro.
  1. Câncer Lobular Invasivo:
    Assim como o ductal invasivo, este tipo de câncer começa em uma parte da mama (neste caso, nas glândulas produtoras de leite) e tem o potencial de se espalhar.
  1. Câncer Inflamatório de Mama:
    Este é um tipo raro e agressivo, onde o câncer faz com que a mama pareça inflamada: vermelha, inchada e quente. Pode ser confundido com uma infecção mamária.
  1. Câncer Triplo-Negativo:
    Este tipo de câncer não possui os três receptores mais comuns encontrados no câncer de mama: estrogênio, progesterona e HER-2/neu. Isso pode torná-lo mais difícil de tratar, pois muitos dos medicamentos atuais visam esses receptores.
  1. Câncer de Mama Metastático:
    É um termo para câncer de mama que se espalhou para outras partes do corpo, geralmente os ossos, pulmão, fígado ou cérebro.

Conclusão:
“Informar-se é uma arma poderosa na luta contra o câncer de mama. Neste Outubro Rosa, que a nossa chama de esperança brilhe mais forte. Informe-se, conscientize-se e junte-se a nós nesta batalha. Juntos, podemos fazer a diferença!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image