Querofobia ,quando ser feliz te faz medo : conhecer e superar esse fobia

0
528

Alguns especialistas médicos classificam a Querofobia como uma forma de transtorno de ansiedade que está relacionada a participação em tarefas que supostamente te dariam prazer e deixariam feliz.

Quem sofre de Querofobia sente uma angústia profunda,pelo medo do que vai acontecer após atingir um objetivo ou ter uma experiência positiva.

Existe a crença de que a felicidade é um estado passageiro e que um momento prazeroso consequentemente será seguido de traumas ou eventos desastrosos.

As nossas crenças são baseadas no modo como interpretamos a nossa realidade. Ou seja, o significado que damos a determinados pensamentos ou experiências e o modo como interpretamos tais fatos que nos ocorrem. De fato, a Querofobia pode resultar da crença de que, se algo muito bom acontece a uma pessoa, ou se sua vida está indo bem, um evento ruim está destinado a acontecer.

Em muitos casos suas raízes começam na infância, o medo de ser feliz está, de fato, muitas vezes ligado a um ou mais momentos prazerosos vividos na infância, aos quais se seguiu um evento traumático, físico ou emocional, como um castigo, uma decepção ou mesmo uma perda importante. Essa experiência negativa, na qual emoções como raiva, humilhação e dor ofuscaram quaisquer sentimentos positivos, criou uma associação distorcida da relação causal entre felicidade e dor. Se observou que existe dois tipos de personalidades que podem experimentar Querofobia as pessoas introvertidas e os perfeccionistas:

O introvertido é uma pessoa que normalmente prefere fazer atividade sozinha ou com uma ou duas pessoas em simultâneo. Eles são frequentemente vistos como reflexivos e reservados. Eles podem se sentir intimidados ou desconfortáveis em ambientes de grupo, lugares barulhentos e lugares com muitas pessoas.

Os perfeccionistas podem achar que a felicidade é uma característica apenas de pessoas preguiçosas ou improdutivas. Como resultado, eles podem evitar atividades que possam lhes trazer felicidade porque essas atividades são vistas como improdutiva.

Os Pensamentos e sintomas de indivíduos com essa fobia quase sempre são negativos e não necessariamente são pessoas deprimidas, mas evitam atividades que possam levar à felicidade ou alegria.

Alguns exemplos:

Tendência para evitar oportunidades que possam levar a mudanças positivas na vida.

Recusa em participar de atividades divertidas e ocasiões sociais.

Medo de atrair críticas e julgamentos negativo.

Sentimento de culpa.

Tendência a negar ou esconder os próprios objetivos.

Tendência à autossabotagem.

Experiências negativas no passado.

Como a Querofobia não foi amplamente detalhada ou estudada como seu próprio distúrbio separado, não há medicamentos aprovados pela FDA ou outros tratamentos definitivos que uma pessoa possa buscar para tratar a doença.

No entanto, alguns tratamentos sugeridos incluem: terapia cognitivo-comportamental (TCC), uma terapia que ajuda a pessoa a reconhecer linhas de pensamento distorcidos e identificar comportamentos que podem auxiliar a mudança. Estratégias de relaxamento, como respiração profunda, registro no diário para identificar pensamentos distorcidos. Exposição a eventos que provocam felicidade como um meio de ajudar uma pessoa a identificar que a felicidade não precisa ter efeitos adversos. Nem todo mundo com aversão à felicidade precisa necessariamente de tratamento. Algumas pessoas se sentem mais felizes e seguras quando evitam a felicidade, a menos que a Querofobia esteja interferindo em sua própria qualidade de vida, eles podem não precisar de tratamento algum.

Mas a criança cresceu rápido demais Entre as paredes de um quarto que começou a ficar apertado

E toda vez que algo vai como deveria Eu acho que não vou conseguir .

E eu procuro por toda forma de dor Misturada no sangue com suor E eu sinto a respiração que está faltando E eu sinto a ansiedade que está avançando Tire-me desta droga de quarto

Esta é minha cherophobia Não, não é negatividade Esta é minha cherophobia

A felicidade é assustadora Esta é minha cherophobia Mas você fica

Trechos da musica Cherofobia Marina Attili

Nauria De Brito Psicóloga Membro Sociedade Britânica de Psicologia

Fonte : Trovacd.it Health line

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image