O terror noturno chamado Paralisia do Sono

0
78

A paralisia do sono faz parte do grupo das parassonias ,é um fenômeno do despertar incompleto da pessoa que surge das transições entre o chamado 「estado de sono」 e de 「vigília」, a paralisia do sono acontece quando a atividade cerebral e corporal se descoordenam e é então que a consciência é recuperada antes da mobilidade corporal, esse disturbo faz parte das doenças listadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde ) e compreende o CID 10 – G47 da classificação Estatística internacional Relacionadas com a Saúde.

A pessoa que se encontra sob a paralisia do sono está cognitivamente acordada, porém, ela experimenta sensações e emoções de paralisação de grande parte da musculatura voluntária, menos dos olhos e do diafragma. Também pode ocorrer a paralisia da laringe, na qual a pessoa se vê impossibilitada no momento da fala, enquanto se produz este transtorno do sono. O tempo que dura a paralisia do sono tende a ser variável pode ocorrer entre 20 segundos até dois minutos.

Paralisia do sono pode ser um sintoma de problemas médicos, tais como narcolepsia, depressão clínica , enxaquecas , apneia obstrutiva do sono, hipertensão e transtornos de ansiedade. A síndrome pode agravar o quadro de depressão pré-existente, como a ansiedade ou outros distúrbios do sono. Indivíduos que experienciou a paralisia do sono geralmente tem medo dormir ou apresenta dificuldades de adormecer por isso a recomendação de fazer terapia para reduzir ou eliminar estes episódios.

Lista de manifestações:

* Medo de dormir

* Alucinações

* Pressão no peito

* Ansiedade e depressão

Sintomas

Não conseguir mover o corpo apesar de estar supostamente acordado; Sensação de falta de ar; Sensação de angustia e medo; Sensação de afogamento; alucinações auditivas como ouvir vozes e sons não característicos do local; sensação de estar caindo ou flutuando sobre o corpo .

Diagnóstico

O diagnóstico é feito na maioria das vezes através do relato do paciente e é necessário preencher alguns critérios clínicos que envolvem a frequência de eventos (pelo menos 2 episódios em 6 meses para PSR), grau de sofrimento psíquico relatado pelo paciente, ausência de outros distúrbios do sono, uso de medicações ou substâncias que possam explicar a presença dos sintomas. A polissonografia é o exame que avalia o grau de relaxamento muscular, além da atividade respiratória e cerebral das fases do sono , este exame pode eventualmente ser feito para se descartar diagnósticos diferencias.

Tratamento

Uma higiene do sono adequada é o pilar no tratamento da PS. Sao incluídas algumas praticas nas rotinas como a modificação do ambiente do sono e rotinas que facilitam a chegada ao momento do sono, di maneira a favorecê-lo,como ,ter horários consistente para deitar e despertar , diminuir o uso de aparelho eletrônicos que estimulam a ansiedade como jogos de videogame ou filmes violentos perto do horário de dormir , não tomar bebidas ricas em cafeina e estimulantes de energia corporal ,como energéticos e diminuir o período de sono no horário diurno.

O pesquisador Baland Jalal do Departamento de Psicólogia da Universidade de Cambridge (Reino Unido-uk ),entre poucos autores ousou a formular um tratamento psicológico especifico para paralisia do sono , propôs a TERAPIA MR (meditação e relaxamento).

Ele elaborou alguns pilares como tratamento:

Reavaliação do significado do ataque;
Distanciamento psicologico e emocional;
Meditação ,atenção fixa interna;
Relaxamento Muscular.

Baland Jalal argumenta que o aumento reciproco do medo ,ansiedade e angustia gera um ciclo de retroalimentação que agrave o ataque e o conteúdo das alucinações .

Quando a paralisia esta presente de forma recorrente ,pode ser indicativo de uma patologia ou transtorno mental não diagnosticado. Nesse caso procure um profissional qualificado par iniciar um tratamento.

Fonte : OMS Organização mundial da saúde
CID 10 – G47 da classificação Estatística internacional Relacionadas com a Saúde.

Nauria De Brito Psicóloga Membro da Sociedade Britânica de Psicologia (BPS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image