Nova recomendação: rastreio de câncer de cólon deve ser iniciado aos 45 anos

0
503

câncer de cólon é mais prevalente na população acima de 45 anos, e é a terceira causa de morte por câncer em mulheres e homens em dados norte-americanos.

A divulgação da necessidade pelo rastreio da doença esteve em alta nos últimos meses após a morte, aos 43 anos, do ator famoso Chadwick Boseman, estrela do filme “Pantera Negra”.  

Em outubro de 2020, o New England Journal publicou uma matéria debatendo sobre a idade ideal para se iniciar o rastreamento de câncer de cólon. A US Preventive Services Task Force sugeriu alterar a idade de início do rastreio para câncer de cólon da idade de 50 anos para 45 anos, tendo em vista sua alta prevalência nos adultos jovens. A American Cancer Society já faz essa recomendação há 2 anos, e parece ser uma nova tendência nos próximos meses. 

Testes disponíveis para detecção de câncer de cólon

Vários testes de triagem estão disponíveis para detectar pólipos adenomatosos e câncer colorretal antes que se tornem sintomáticos: testes imunoquímicos fecais, testes de sangue oculto nas fezes, teste de DNA, colonoscopia, sigmoidoscopia, bem como de imagem.

Os testes diferem em relação à sensibilidade e especificidade, frequência dos testes, evidência de eficácia, conveniência, segurança, disponibilidade e custo.

Nova recomendação

A nova recomendação da US Preventive Services Task Force ainda está em fase preliminar, porém não indica um exame específico como recomendação em pacientes assintomáticos, mas considera que testes menos invasivos devam ser iniciados precocemente, e repetidos com intervalos menores. Diante de achados suspeitos a colonoscopia deve, então, ser solicitada.

A mudança de protocolo está sendo baseada na avaliação de aproximadamente 500 trabalhos, principalmente ensaios clínicos randomizados em populações assintomáticas na faixa etária acima dos 40 anos. 

Enquanto isso, a Canadian Task Force on Preventive Health Care (CTFPHC), o European Council, the American Academy of Family Physicians (AAFP), o American College of Physicians (ACP), e o Ministério da Saúde do Brasil mantém a recomendação de iniciar o rastreio do câncer de cólon da população adulta de risco habitual na faixa etária de 50 anos.

Fonte: PEBMED

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image