E certamente a negligência a forma mais comum de abuso oculto nas famílias de pais narcisistas ,isso causa vários tipos de trauma nos filhos.
O narcisista não tem simplesmente um senso desproporcional de si mesmo, mas muito mais detalhadamente, ele está sempre em uma busca espasmódica por admiração, tem um forte desejo de ser o centro das atenções e sente-se no direito de receber tratamento especial, percebendo-se como superior aos outros. Usa as pessoas para seus próprios propósitos (isso não exclui os filhos )e não tem empatia.
Existe diferença entre narcisismo e narcisismo patológico
o narcisismo patológico ou transtorno de personalidade narcisista é raro. Os dados dizem-nos que apenas 1% da população é afetada. Falamos de desordem quando os traços do narcisismo prejudicam significativamente o funcionamento da pessoa. Esse tipo de disfunção compromete as relações profissionais, sentimentais e familiares pela falta de empatia. Além disso, ao perceberem-se como superiores aos outros, os narcisistas patológicos vêem os outros como inferiores e são intolerantes com qualquer pessoa que discorde ou questione o seu ponto de vista.
Os comportamentos mais comuns dos pais narcisistas identificados pelos pesquisadores
Os narcisistas manipulam seus filhos de maneiras sutis, talvez direcionando-os para determinadas posições ou atividades para satisfazer as necessidades ou interesses dos pais. Podem usar técnica de GASLIGHTING , podem instrumentalizar os filhos para obter ganhos com outras pessoas, usam de comportamentos para preenche o próprio ego ,fazendo os filhos se sentirem deprimidos, por isso, e muito comum filhos de pais narcisistas terem depressão.
Eles constroem movimentos triangulares ,desta forma criam conflitos entre os filhos e o outro progenitor não narcisista , essa fusão que fazem com o filho alimenta o crescimento e poder do seu Ego e conseguem isolar o outro progenitor, fazendo assim que nessa relação o filho prefere um progenitor narcisista.
Sao extremamente possessivos pois não querem compartilhar seus recursos com outras pessoas .sentem a necessidade de ter o controle sobre todas as suas atividades ate limitar o tempo gasto do filho com outras pessoas .
O narcisista odeia a ideia de ser rejeitado ,para ele isso e inaceitável ,enquanto os filhos tentam se distanciar para se protegerem dos ciclos disfuncionais criados pelo genitor narcisista, o pai narcisista tenta criar um drama ou inventa uma crise para trazer os filhos de volta a sua bolha .
Crianças que sofreram negligência emocional podem apresentar os seguintes sintomas:
- dificuldade em confiar nos outros;
- isolamento;
- depressão e ansiedade;
- baixa auto-estima;
- raiva;
- agressão;
- auto-sabotagem;
- rigidez;
- dificuldade em estabelecer limites;
- perfeccionismo;
- tendência de agradar demais aos outros;
- capacidade de resposta emocional;
- uso de substâncias;
- dissociação;
- ferida automutilação diminuição da percepção de risco.
O narcisista considera a criança como um desdobramento, uma extensão de si mesmo, um instrumento através do qual pode demonstrar ao mundo a sua grandeza, investindo-a com uma missão precisa: a de satisfazer as suas necessidades, desejos e expectativas. A vontade dos filhos é, portanto, anulada, determinando negativamente o desenvolvimento da sua personalidade.
No mundo da celebridades muitos relatos existem sobre pais narcisistas e filhos sendo sua vitimas,
a atriz Jennette McCurdy tornou sua relação abusiva com a mãe, Debra McCurdy, pública ao lançar o livro I’m Glad My Mom Died (Estou Feliz que a Minha Mãe Morreu, em português). A estrela do seriado iCarly revelou que sua mãe era narcisista e que abusou dela emocional e fisicamente.
O livro de memórias fala sobre o impacto que o trauma geracional, o narcisismo e os problemas de saúde mental não tratados podem ter nas relações familiares. O abuso emocional que McCurdy sofreu nas mãos de sua mãe foi, em última análise, resultado de seus próprios problemas de saúde mental não tratados.
Quero concluir esse artigo com um versículo bíblico ,que dedico a todos os filhos vitimas de pais narcisistas e abusadores.
Isaias 49;15
O Senhor responde:
Será que uma mãe pode esquecer do seu filho que ainda mama, de maneira que não se compadece do filho do seu ventre ?Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu ,porem não me esquecerei de ti .
Nauria De Brito
Psicóloga