A Doença que Lady Gaga sofre à alguns anos ,Fibromialgia : Não e somente dor crônica mas apresenta também outros sintomas.

0
73

A fibromialgia é uma doença caracterizada por dor musculoesquelética generalizada acompanhada de fadiga, problemas de sono, memória e humor. A Fibromialgia não é a dor crônica de maior prevalência brasileira , nem mundial . Fatores de risco para fibromialgia incluem: Seu sexo,as mulheres são mais propensas a desenvolver fibromialgia do que os homens, pode afetar pessoas de qualquer idade, até mesmo crianças, mas geralmente começa na meia-idade e a chance de tê-lo aumenta à medida que você envelhece. Ocorre em pessoas de todas as origens raciais e étnicas.

Histórico famíliar,você pode ter maior probabilidade de desenvolver fibromialgia se um dos pais ou irmão também tiver a doença. Outros distúrbios como: osteoartrite, artrite reumatóide ou lúpus, pode ter maior probabilidade de desenvolver fibromialgia. Os pesquisadores acreditam que a fibromialgia amplifica as sensações dolorosas, afetando a maneira como o cérebro e a medula espinhal processam sinais dolorosos e não dolorosos.

Quais são os sinais e sintomas da fibromialgia?

Disturbio da articulação temporomandibular (ATM).

Síndrome do intestino irritável Dor e rigidez em todo o corpo.

Fadiga e cansaço. Depressão e ansiedade.

Problemas de sono. Problemas de pensamento, memória e concentração.

Dores de cabeça, incluindo enxaquecas.

Os sintomas geralmente começam após um evento, como trauma físico, cirurgia, infecção ou estresse psicológico significativo. Em outros casos, os sintomas se acumulam gradualmente ao longo do tempo sem nenhum evento desencadeante único.


Estudos feitos nos Estados Unidos mostraram que, em 75% dos casos de fibromialgia, é possível verificar incapacidade parcial ou total para as atividades laborais e até para a vida cotidiana. É com base nisso que o portador da fibromialgia tem direito aos benefícios do INSS e pode solicitar a sua aposentadoria.

Diagnostico:
Para fazer o diagnóstico de fibromialgia, bem como identificar outras lesões no corpo, você precisa se consultar com um ortopedista e um reumatologista com experiência no assunto.

Tratamento:
Medicamentos podem ajudar a reduzir a dor da fibromialgia e melhorar o sono.

Terapias:
Uma variedade de terapias diferentes pode ajudar a reduzir o efeito que a fibromialgia tem em seu corpo e em sua vida.

Exemplos incluem:

Fisioterapia. Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios que irão melhorar sua força, flexibilidade e resistência. Exercícios à base de água podem ser particularmente úteis.

Terapia ocupacional: Um terapeuta ocupacional pode ajudá-lo a fazer ajustes em sua área de trabalho ou na maneira como você executa determinadas tarefas que causarão menos estresse ao seu corpo.

Psicoterapia: A psicoterapia pode ajudar a fortalecer sua crença em suas habilidades e ensinar estratégias para lidar com situações estressantes.

Outro Tratamento é a Crioterapia, faz uso desse tratamento a cantora norte-americana Lady Gaga que admitiu em setembro de 2017 que sofre de fibromialgia ,ela compartilhou em seu Instagram uma foto em que aparece em uma banheira de gelo, fazendo o procedimento . A técnica normalmente é usada por atletas para aliviar dores musculares .O objetivo da técnica é um efeito analgésico, já que o gelo atua de modo a diminuir as dores musculares, causadas pela fibromialgia.Para esse tratamento a temperatura da água deve ficar entre 4 °C e 10°C e a pessoa deve permanecer na banheira por quatro minutos.
A cantora Lady Gaga chegou a cancelar o seu concerto no Rock in Rio Brasil e o resto da tour europeia.


O documentário da Netflix realizado por Chris Moukarbel, sobre a vida de Lady Gaga , mostra um momento de crise e desespero da cantora ,ela esta dentro de um trailer deitada numa cama, toda nua e com apenas uma toalha branca a tapar-lhe o corpo, com as mãos cobrindo o rosto de sofrimento e ainda se vê a cantora no médico recebendo tratamento para a doença crónica.

Fonte : NHS UK
Fibromyalgia: A Review of Related Polymorphisms and Clinical Relevance.

Nauria de Brito
Psicologa
Terapeuta Cognitiva ComportaMental
Membro da sociedade Britânica de Psícologia (BPS)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image