Geralmente a síndrome de Tourette aparece na infância entre as idades de 2 e 14 anos (cerca de 6 anos é a media) é uma condição que faz com que uma pessoa faça sons e movimentos involuntários chamados tiques, apos vários anos os tiques e outros sintomas geralmente melhoram ou desaparecem completamente.
Estudos científicos sugerem a existência de uma componente genética e de anomalias em neurotransmissores cerebrais, designadamente na dopamina.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é rara e atinge 1% da população Mundial. Não há cura para a síndrome de Tourette, mas o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas. É muito comum pessoas com síndrome de Tourette ter transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH ) ou dificuldades de aprendizagem .
Pessoas com a síndrome de Tourette têm uma combinação de tiques tais como:
Físicos Piscar
Regalar os olhos
Gritar
Encolher os ombros
Sacudir a cabeza ou os membros
Pular
Girara
Tocar objetos e pessoas Vocais
Grunhir
Limpeza da garganta
Assobiar
Tosar
Clicar a lingua
Sons de animais
Dizer frases e palavras aleatórias
Repetir sons , palavra ou frase
Os tiques vocais geralmente não afetam a saude do individuo mas os tiques físicos podem ser dolorosos , os tiques podem ser piores durante períodos que o individuo se sente mais estressado , ansioso ou cansado .
As crianças que sofrem com a síndrome de Tourette podem também esta em risco de bullying porque sua condição pode se destacar dos seus pares. Sensações premunidas, a maioria das pessoas com síndrome de Tourette experimenta um forte desejo antes de um tique, o que foi comparado à sensação que você tem antes de precisar coçar ou espirrar.
Esses sentimentos são conhecidos como sensações premonidas. As sensações premonitoradas só são aliviadas após o tique ter sido realizado. Exemplos de sensações premonidas incluem: Uma sensação de queimação nos olhos antes de piscar Uma garganta seca ou dolorida antes de grunhir. Uma articulação ou músculo com coceira antes de se masturbar, diagnosticando a síndrome de Tourette, não há um único teste para a síndrome de Tourette.
Exames como ressonância magnética e eletroencefalograma , podem ser usados para descartar outras condições. Você pode ser diagnosticado com síndrome de Tourette se tiver vários tiques por pelo menos um ano.
Obter um diagnóstico correto pode ajudar você e outras pessoas a entender melhor sua condição e dar acesso ao tipo certo de tratamento e suporte. Para obter um diagnóstico, um neurologista (um especialista em cérebro e sistema nervoso).
Não há cura para a síndrome de Tourette e a maioria das crianças com tiques não precisa de tratamento para elas. Às vezes, o tratamento pode ser recomendado para ajudá-lo a controlar seus tiques. O tratamento geralmente pode envolver:
Terapia comportamental Medicamento: A terapia comportamental geralmente é fornecida por um psicólogo ou um terapeuta especialmente treinado. 2 tipos de terapia comportamental demonstraram reduzir os tiques:
Treinamento de reversão de hábitos – essa abordagem envolve trabalhar os sentimentos que desencadeiam tiques; o próximo estágio é encontrar uma maneira alternativa e menos perceptível de aliviar o desejo de tiques Exposição com prevenção de resposta (ERP) – este método treina você para controlar melhor seu desejo de tique; técnicas são usadas para recriar o desejo de tique para treiná-lo para tolerar o sentimento, sem fazer o tique , até que o desejo passe. Os tiques de algumas pessoas são ajudados com medicamentos, mas isso geralmente só é recomendado se os tiques forem mais graves ou afetarem as atividades diárias.
Os medicamentos como haloperidol, risperidona e aripiprazol, alguns anti-hipertensivos, como a clonidina, e a injeção de toxina botulínica para controlar os tiques da síndrome de Tourette, podem ter efeitos colaterais e não funcionarão para todos. Causas da Síndrome de Tourette A causa da síndrome de Tourette é desconhecida. Acredita-se que esteja ligado a uma parte do cérebro que ajuda a regular os movimentos do corpo.
Por razões desconhecidas, os meninos são mais propensos a serem afetados pela síndrome de Tourette do que as meninas. Pessoas famosas com síndrome de Tourette:
Lewis Capaldi Cantor Inglês
David Beckham ex jogador de futebol
Billie Eilish Cantora Americana
Jamies Durim Ator americano
Cara de Sapato Lutador de Artes Marciais que participou do Big Brother Brasil 2023
Fonte: NHS American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Nauria De Brito Psicologa Membro Sociedade Britânica de Psicologia – BPS