Pesquisadores da faculdade de medicina de Ribeirão Preto da USP, a Universidade de São Paulo, desvendaram um dos mecanismos do corpo que explica grande parte das mortes por Covid-19, que é a inflamação sistêmica do organismo mesmo após a eliminação total do vírus.
De acordo com o estudo, coordenado pelo Professor Dario Zamboni, e publicado em uma revista científica, o processo inflamatório é chamado de inflamossoma e ocorre quando o corpo, ao detectar um agente infeccioso aciona o sistema imune. Mas em alguns casos graves de Covid-19 os pacientes continuam apresentando um grande processo inflamatório, mesmo com a eliminação do vírus conforme explica o professor Dario Zamboni.
Ainda não se sabe os motivos da continuação do processo inflamatório em alguns pacientes. Mas a pesquisa deve se desdobrar para descobrir as causas desse processo e o porquê dele afetar algumas pessoas.
Essa primeira descoberta deve ajudar os médicos a escolherem melhor os tratamentos para os pacientes graves, ou seja, diagnosticando se a prioridade naquele momento é tratar a infecção viral ou o processo inflamatório do corpo.
Fonte: NESWLAB