O Diabetes Mellitus é um distúrbio metabólica, tendo como consequência a elevação nos níveis de glicose sanguíneo e urinário e está associada a diversas complicações. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde, em 2014 aproximadamente 422 milhões de adultos eram portadores da doença e a estimativa é que na última década a prevalência do Diabetes aumentou rapidamente principalmente em países de baixa e média renda.
Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença são obesidade, sedentarismo e hábitos alimentares não saudáveis, todas essas informações têm sido amplamente exploradas pelos veículos de comunicação, redes sociais, na mídia em geral, entretanto um fator determinante precisa ser explorado, o método utilizado para instruir a população sobre a doença tem surtido algum efeito? os veículos usados para publicações são alcançados por todos da sociedade?
A desinformação beneficia um diagnóstico indolente, portanto, antecipando as complicações a compreensão sobre o tema precisa ser abordado de maneira mais impactante e realista, como aconteceu com as campanhas contra o uso de cigarro.
Em meados de 2000, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei de suspensão das propagandas de cigarro nos veículos de comunicação, a lei entrou em vigor em 2003, um dado interessante de 2013 é que 33% dos brasileiros deixaram de fumar em decorrência da lei vigorada em 2003 proibindo a divulgação do produto. Uma atitude julgada como radical que trouxe benefícios para a população brasileira. A IDF (International Diabetes Federation) realizou uma pesquisa online sobre o Diabetes tipo 2 e a relação com doença cardiovascular em mais de 130 países e chegaram a conclusão de que 1 em cada 10 pessoas com Diabetes não conseguem identificar os fatores de risco associados a doença cardiovascular em decorrência aos baixos níveis de conhecimento sobre a doença.
O diabetes é responsável por aproximadamente 5% das mortes globais por ano e estima-se que esse número aumente 50% nos próximos 10 anos se medidas urgente não forem tomadas.A perspectiva de que os números de casos de Diabetes no mundo aumentem drasticamente nos próximos anos, traz consigo algumas preocupações, como uma elevação nos gastos públicos com a saúde.
Uma nova política de prevenção é o melhor método para que não alcancemos essa estimativa esperada.Como já citado, a maneira com que são realizadas divulgações das grandes indústrias alimentícias nas mídias, o não esclarecimento dos danos que determinados alimentos com altos índices de açucares causam em rótulos, a maneira com que as campanhas de conscientização são realizadas, precisa ser mudado. É necessária uma substituição do modo atual de campanha, é necessária uma publicidade drástica, apelativa e mais clara.