Muitos já devem ter ouvido dizer que o correto é comer de 3 em 3 horas. Devemos nos perguntar, primeiramente, para quem isso seria o ideal. Se você é alguém que visa ganhos significativos de massa muscular, pratica exercícios de alta performance e deseja melhorar o desempenho pode ser uma excelente estratégia. No entanto, para pacientes que desejam emagrecimento isso nem sempre é o melhor.
Nosso corpo pode ser comparado a uma máquina – ouvimos muito isso e realmente podemos dizer que ela é uma máquina muito inteligente, que nos envia comandos específicos diante de nossa necessidade. Diante de deficiência de calorias ou queda da glicemia, comandos provenientes de hormônios levam mensagem ao centro da fome a fim de nos indicar a necessidade de ingerir alimentos. Portanto, guiar-se pela fome pode ser então o momento ideal de fazer uma refeição.
Somos muitas vezes enganados por situações de ansiedade, estresse e desejo por determinados alimentos, o que nos faz confundir fome com “vontade de comer”. Esse é o primeiro passo para que você possa colocar em prática uma boa estratégia para garantir seu resultado de emagrecimento e até mesmo manter seus resultados.