O apêndice cecal é uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego, localizado no ceco, a primeira porção do intestino grosso ou cólon, e existe em muitos mamíferos. Após alguns centímetros termina em fundo cego. Este órgão está anatomicamente localizado no quadrante ilíaco direito.
Este órgão, o apêndice, já foi considerado um marco da evolução cujo a função foi olvidado, em meados dos anos 2006, pesquisadores da Universidade Duke, nos EUA, comprovaram por meio de pesquisas, que o apêndice tem uma função que até então era desconhecida e hoje consideramos primordial, ele fabrica e reserva bactérias que auxiliam no processo da digestão.
E agora, em 2018, dois estudos epidemiológicos de larga escala publicado na revista cientifica Science Translational Medicine, os autores demonstraram que uma apendicectomia ocorrendo décadas antes reduziu o risco de desenvolver Doença de Parkinson, isso porque o apêndice humano contem uma abundancia de α-sinucleína desdobrada(substancia envolvida na patogênese da doença) e que a remoção do apêndice diminuiu o risco de desenvolver Doença de Parkinson.
Os resultados, entretanto, foram considerados apenas os pacientes que removeram o apêndice previamente, ou seja, antes do aparecimento da doença.Pacientes que removeram o apêndice após sinais do Parkinson se manifestar não tiveram melhora no quadro.