Diabetes e Saúde Mental

0
892

A saúde mental é muito baixa na sua lista de prioridades para o controle do diabetes?Isso pode mudar sua mente.
A saúde mental afeta tantos aspectos da vida cotidiana – como você pensa e sente, controla o estresse, relaciona-se com os outros e faz escolhas. Você pode ver como ter um problema de saúde mental pode dificultar a adesão ao seu plano de tratamento do diabetes.
A conexão mente-corpo
Pensamentos, sentimentos, crenças e atitudes podem afetar a saúde do seu corpo.Questões de saúde mental não tratadas podem piorar a diabetes, e problemas com diabetes podem piorar os problemas de saúde mental. Mas, felizmente, se alguém melhora, o outro tende a melhorar também.
Depressão: mais do que apenas um mau humor
A depressão é uma doença médica que causa sentimentos de tristeza e, muitas vezes, uma perda de interesse em atividades que você costumava desfrutar.Pode atrapalhar o seu bom funcionamento no trabalho e em casa, inclusive cuidando do seu diabetes. Quando você não é capaz de gerenciar bem o seu diabetes, o risco aumenta para complicações do diabetes, como doenças cardíacas e danos nos nervos.
Pessoas com diabetes têm 2 a 3 vezes mais chances de ter depressão do que pessoas sem diabetes. Apenas 25% a 50% das pessoas com diabetes que sofrem de depressão são diagnosticadas e tratadas. Mas o tratamento – terapia, medicina ou ambos – geralmente é muito eficaz. E sem tratamento, a depressão muitas vezes piora, não melhor.
Os sintomas da depressão podem ser leves a graves e incluem:
• Sentindo-se triste ou vazio
• Perder interesse em atividades favoritas
• Comer demais ou não querer comer nada
• Não ser capaz de dormir ou dormir muito

• Tendo dificuldade em se concentrar ou tomar decisões
• Sentindo-se muito cansado
• Sentindo-se sem esperança, irritável, ansioso ou culpado
• Ter dores ou dores, dores de cabeça, cãibras ou problemas digestivos
• Tendo pensamentos de suicídio ou morte

Se você acha que pode ter depressão, entre imediatamente em contato com seu médico para obter ajuda para obter tratamento. A depressão anterior é tratada, melhor para você, sua qualidade de vida e seu diabetes.
Estresse e Ansiedade
O estresse faz parte da vida, desde engarrafamentos até demandas familiares para o cuidado diário do diabetes. Você pode sentir o estresse como uma emoção, como medo ou raiva, como uma reação física, como suor ou um coração acelerado, ou ambos.
Se você está estressado, você pode não cuidar tão bem de você como de costume. Seus níveis de açúcar no sangue também podem ser afetados – os hormônios do estresse aumentam ou diminuem a taxa de açúcar no sangue de maneira imprevisível, e o estresse causado por estar doente ou ferido pode fazer com que o açúcar no sangue suba. Estar estressado por muito tempo pode levar a outros problemas de saúde ou piorá-los.
Ansiedade – sentimentos de preocupação, medo ou estar no limite – é como sua mente e seu corpo reagem ao estresse. Pessoas com diabetes são 20% mais propensas do que aquelas sem diabetes a ter ansiedade em algum momento da vida. Gerenciando uma condição de longo prazo como diabetes é uma importante fonte de ansiedade para alguns.
Estudos mostram que a terapia para a ansiedade geralmente funciona melhor do que a medicina, mas às vezes os dois juntos funcionam melhor. Você também pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade:
• Ficando ativo : até mesmo um passeio rápido pode ser calmante, e o efeito pode durar horas.
• Fazer alguns exercícios de relaxamento, como meditação ou yoga.
• Ligando ou enviando mensagens de texto para um amigo que o entende (não para alguém que esteja lhe causando estresse!).
• Agarrando algum tempo “você”. Faça uma pausa do que você está fazendo. Vá para fora, leia algo divertido – o que quer que o ajude a recarregar.
• Limitar o álcool e a cafeína, comer alimentos saudáveis e dormir o suficiente.

A ansiedade pode parecer um baixo nível de açúcar no sangue e vice-versa. Pode ser difícil para você reconhecer o que é e tratá-lo efetivamente. Se você está se sentindo ansioso, tente verificar seu nível de açúcar no sangue e trate-o se estiver baixo.
Sempre haverá algum estresse na vida. Mas se você se sentir sobrecarregado, conversar com um conselheiro de saúde mental pode ajudar. Pergunte ao seu médico para uma referência.

Fonte: Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


CAPTCHA Image
Reload Image